Na tarde do dia 6 de Junho, no Centro de Arte Contemporânea de Málaga, apresentámos oficialmente, o nosso projeto do curso online, aberto, massivo e gratuito “Profissionais e-competentes: chaves, estratégias e ferramentas para inovar em rede”, que vimos chamado #MOOCecompetentes, e em que participam, no marco do chamado Grupo Tordesillas, tanto a Universidade de Málaga como a Universidade Nova de Lisboa.

Durante la tarde del 6 de junio, en el Centro de Arte Contemporáneo de Málaga,presentamos oficialmente, por fin, nuestro proyecto de curso masivo online en abierto y gratuito “Profesionales e-competentes: claves, estrategias y herramientas para innovar en red”, que venimos como sabéis llamando #MOOCecompetentes, y en el que participan, en el marco del llamado Grupo Tordesillas, tanto la Universidad de Málaga como la Nova de Lisboa.

C2_JPGO evento começou com a intervenção dos responsáveis do projeto pela Universidade de Málaga, Gaspar Garrote (Vice-Reitor de Pós-graduações) e María Sánchez (Professora de Jornalismo e coordenadora do MOOC, além de responsável de projetos de formação de professores e inovação na UNIA). Além de explicar o objetivo e o planeamento do curso, que irá ser disponibilizado através da MiriadaX, partilharam todos os detalhes e anedotas do processo de produção.

twitter01Ainda que a Universidade de Málaga tenha oferecido, nos últimos anos, vários MOOCs, como explicou Garrote, a novidade deste projeto reside no seu carácter internacional, na numerosa equipa docente que nele participa, com distintos perfis e procedência geográfica e no facto de, tantos os materiais (de carácter fundamentalmente audiovisual e interativo) como na própria disponibilização será feita em dois idiomas, tanto em espanhol como em português. A experiência, que Sánchez comparou com “fazer um filme”, está a resultar num trabalho muito interessante, em modo de experimentação e aprendizagem, para os próprios professores que participam no curso. E neste MOOC, como referiu a coordenadora no final da sua intervenção em forma de mensagem, fazendo alusão à temática do vídeo de promoção online – em que ela e o coordenador por parte da Universidade Nova de Lisboa, João Correia de Freitas – aparecem disfarçados, “não se usam truques, mas existe alguma magia”.

C7_JPGApoiados, na apresentação oficial por boa parte dos professores e outros colaboradores do projeto, receberam ainda, várias perguntas por parte de um público com vários perfis e idades (como se espera que sejam os inscritos do curso!), relativas aos conteúdos do curso, que acabaram não só, por ser perguntas meramente instrumentais – isto é, sobre as ferramentas – mas também que contemplavam uma visão mais ampla, entendendo que ser um profissional com competências digitais, implica conhecer também determinadas chaves e estratégias para desenvolver ou impulsionar as marcas digitais, assim como questões legais, vinculadas à publicação de conteúdo próprio na rede ou ao uso de terceiros, entre outras, como referiu Sánchez.

C6_JPGE falando de profissionais e-competentes, durante o evento de apresentação foi projetado um vídeo do artista de graffiti Miguel Ángel Belinchón (“Belin”) – que por razões profissionais não pode assistir, presencialmente – a partilhar a sua experiência sobre o uso profissional de redes sociais; e os actores e humoristas  Luis Carlos e Álvaro Tortosa (Hermanos “Bigotes y Dientes”) fizeram em modo de performance,  o acto final na própria sala: o caso deles é inovador porque, entre outras coisas, na primeira etapa do Instagram foram pioneiros a realizar vídeos especificamente creados para esta rede social. Uma ideia, apontaram, do “tito Santiago Segura”, um dos profissionais a quem chegaram, graças à visibilidade adquirida na rede, a trabalhar nos últimos anos, como referimos num anterior post de apresentação do evento.

IMG_20160606_202312Cumprimos, por isso, um objetivo, apresentar o projeto, disfrutando e fazendo-vos disfrutar os outros, como percebemos que foi, a julgar pelos vossos tweets e comentários no “mundo real”. Muito obrigado a todos! Partilhamos abaixo, tudo o que se retirou deste dia.

De momento, continuamos a ultimar a produção do MOOC e em breve anunciaremos outros eventos de apresentação, tanto em Málaga como noutras cidades, até ao mês de Outubro.

Juntas-te à nossa rede de profissionais e-competentes? Vais ajudar-nos a difundir o projeto, a partilhar o material deste evento e a que nos vejam na rede?

twitter02Usa, se o fizeres, o hashtag #moocecompetentes, e lembra-te que também podes juntar os nossos canais no Facebook, no Twiiter e noutras redes sociais (tens os links na secção “Canais na rede” deste blog.

Obrigado, desde já!

Material do evento (acesso a visualização e descarga online):

Outros vídeos projetado durante o evento:

Anúncios