Boas notícias a meio de Agosto! Já está aberta a inscrição, via www.Miriadax.net, para o curso online, aberto e massivo “Profissionais e-competentes: chaves, estratégias e ferramentas para inovar em rede”, que será disponibilizado de forma totalmente virtual, entre os dias 11 de Outubro e 6 de Dezembro de 2016, a partir da referida plataforma. Qualquer pessoa interessada em aprender competências digitais e uso de social media com fins profissionais pode, por tanto, a partir de agora, matricular-se para realizar o curso de forma gratuita.

A inscrição é simples, segundo se pode ver na secção do blog do projeto: https://moocecompetentes.wordpress.com/inscribete-en-el-curso/. Basta registar-se na plataforma MiriadaX e de seguida, entrar no curso (pode encontrar-se facilmente, procurando por uma das palavras do título no campo de pesquisa na página principal, a partir da página de cursos da Universidad de Málaga ou indo diretamente à página do curso).

O planeamento do curso, desenhado e produzido pela Universidade de Málaga e pela Universidade Nova de Lisboa no marco do Grupo Tordesillas e que coordenam, respetivamente, María Sánchez e João Correia de Freitas, resume-se no vídeo de apresentação, disponível na própria plataforma MiriadaX e que disponibilizamos em baixo.

No projeto, cujo objetivo é capacitar, no sentido amplo e muito além do meramente técnico (manejo de ferramentas) para a utilização das redes sociais e outras ferramentas da chamada web social com fins profissionais e conforme uma estratégia e objetivos previamente desenhados; participa uma vintena de docentes de diversos perfis e áreas profissionais: sociólogos, comunicadores, educadores, politólogos…
O curso terá a duração de 8 semanas e distribui-se em 6 módulos formativos. Nos primeiros, serão abordados conceitos básicos, questões éticas e jurídicas para estar online e estratégias chave no processo de planificação do desenvolvimento ou impulso de marcas digitais profissionais; nos últimos, serão abordadas várias ferramentas orientadas para o desenvolvimento de sítios online próprios, como blogs; a produção e publicação de conteúdos digitais interativos e multimédia (desde imagens e infografias estáticas até apresentações interativas, vídeos, apresentações…); ao marketing e à comunicação de conteúdo próprios, como a vigilância do ambiente, a gestão de tempo e a curadoria de conteúdos.
Cada módulo incorpora vídeos de carácter breve que, juntamente com fóruns de debate, propostas de atividades práticas ou recursos de ampliação ou síntese, serão disponibilizados a partir da plataforma MiriadaX. Os alunos que alcançam os requisitos de avaliação (em concreto, a realização de uma prova – um teste – por módulo), irão receber um certificado de aprendizagem. Além disso, durante a disponibilização serão usadas as redes sociais como o Twitter (@moocecompetentes) para ir partilhando material atual relacionado com a temática do curso.
Estes e outros detalhes, foram disponibilizados no evento de apresentação do curso realizado no passado 6 de Junho no Centro de Arte Contemporânea de Málaga. Em Setembro, antes do arranque do curso, estão previstos eventos presenciais de presença gratuita, de lançamento, em cidades como Málaga, Granada ou Lisboa e que contarão, como no de Junho, com a presença de profissionais e especialistas que irão partilhar a sua experiência na rede. Em breve, será disponibilizado, a partir do blog do projeto e dos seus perfis nas rede sociais, toda a informação.

Mais informação:

– Acesso ao material de difusão (poster, flyer, apresentação do projeto, vídeo com resumo do evento em CAC-Málaga de Junho de 2016, imagens…)  em formato digital:
https://ptmoocecompetentes.wordpress.com/difusao/material-de-divulgacao/

– Acesso direto aos nossos canais no Facebook, no Twitter…:
https://ptmoocecompetentes.wordpress.com/canais-na-rede/

Vais ajudar-nos a difundir?

A equipa do MOOC insentiva-te a publicar online e a partilhar entre os teus contactos. Lembra-te de usar, se o fizeres nas redes sociais, a hashtag #moocecompetentes. Temos colocado muita esperança e dedicado muito tempo ao projeto e por isso agradecemos o vosso apoio e esperamos que o resultado final seja bom.

Anúncios